procon, reclamação, conciliação, empresa, consumidor, consumidor.gov.br, consumidor.gov, governo, sindec, senacon, mj, miniterio da justiça, secretaria nacional do consumidor, plano de defesa do consumidor, plandec, portal do consumidor, conflitos, consumo, conflitos de consumo

Início do conteúdo

Informações API

 

A API do Consumidor.gov.br está implementada em ambiente de Treinamento e, sendo assim, já está disponível para testes.

 

Para os testes, é necessário informar, via e-mail suporte.fornecedor@consumidor.gov.br, os seguintes dados para a criação de uma credenciada no ambiente de Treinamento:

a.      Nome do Fornecedor;

b.      CNPJ;

c.      CEP;

d.      CNAE principal;

e.      Nome e CPF do responsável, sendo que essa pessoa já deve estar cadastrada no ambiente de Treinamento.

 

É importante que o responsável indicado faça seu cadastro pessoal no ambiente de Treinamento antes de enviar os dados da empresa. Esse representante também terá a tarefa de vincular outras pessoas a sua credenciada.

 

Obs: O ambiente de Treinamento é um ambiente distinto do ambiente de Produção do Consumidor.gov.br. Eles não são interligados. Sendo assim, ainda que o usuário já esteja cadastrado no ambiente de Produção, é necessário que faça novo cadastro, como consumidor, no ambiente de Treinamento.

 

Recomendamos fortemente que a senha do Treinamento seja diferente da senha do ambiente de Produção, para que não haja confusão no acesso. Pedimos especial atenção para NÃO realizar testes no ambiente de Produção.

 

Os documentos para auxiliar na construção da solução da API podem ser acessados em: https://treinamento.consumidor.gov.br/pages/principal/documentacao-rest

 

Quaisquer dúvidas sobre a API devem ser encaminhadas para o e-mail suporte.fornecedor@consumidor.gov.br, colocando no assunto do e-mail “API”.