É possível reclamar de qualquer empresa no Consumidor.gov.br?
Para ter seu problema resolvido, o consumidor precisa realmente ser ouvido e ter a possibilidade de ser atendido pela empresa. Por esse motivo, não é possível reclamar de qualquer empresa no Consumidor.gov.br.
A participação das empresas no Consumidor.gov.br é voluntária e só é permitida àquelas que se comprometem a receber, analisar e investir todos os esforços possíveis para solucionar os problemas relatados pelo consumidor.
É importante lembrar que o serviço disponibilizado na plataforma não substitui o serviço prestado pelos Órgãos de Defesa do Consumidor, que continuam atendendo os consumidores por meio de seus canais tradicionais de atendimento.
Se a empresa não está cadastrada no sistema, como posso resolver meu problema?
Recomendamos que você busque o atendimento dos Procons Estaduais e Municipais, Defensorias Públicas, Juizados Especiais Cíveis, entre outros órgãos do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor, que poderão orientá-lo e auxiliá-lo na resolução de seu problema de consumo.
Encontre um órgão de defesa consumidor mais próximo de você.
Posso sugerir o cadastramento de uma empresa no Consumidor.gov.br?
Sim, é possível ao consumidor sugerir a participação de empresas. Porém, como a adesão é voluntária, mesmo com sua sugestão, é necessário que a empresa tenha interesse em participar.
Sendo assim, não é possível estipular se em algum momento a empresa indicada estará apta a receber reclamações por meio do sistema.
Caso a empresa venha a aderir ao Consumidor.gov.br, você receberá uma notificação.
Mesmo assim quero registrar minha sugestão. Como fazer?
Entre no link Empresas Participantes. Ao final da página, clique em “Não encontrou a empresa? Clique aqui para sugerir o cadastramento de uma nova empresa”.
É preciso preencher o nome e o CNPJ da empresa. Localize o CNPJ em alguma Nota Fiscal, perguntando para a empresa ou até mesmo por meio de alguma busca pela internet. Caso não encontre, recomendamos que procure o Procon mais próximo.