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Início do conteúdo

Integração e API

Acesso REST - Credenciada Fornecedor

Para integrar o seu sistema ao Consumidor.gov.br, foi criado um Webservice REST referente a todas as operações já disponíveis na parte web do sistema. Com estes serviços você poderá consultar suas reclamações, detalhá-las, respondê-las, dentre outras ações. Existem quatro passos necessários para que você possa acessar estes serviços:

  1. Acessar o cadastro da sua credenciada e habilitar o acesso, gerando assim suas credenciais. Elas são intransferíveis e proverá os acessos aos recursos. Caso não tenha essa opção, contate a Senacon para habilitar o uso da API.
  2. No seu sistema, com posse das credenciais, você deve autenticar-se por um Token temporário, análogo a uma sessão de acesso. Este Token será válido durante 1 dia corrido, e expirará sempre às 23:59:59hs desse dia.
  3. Com o Token em mãos, acesse o serviço necessário para a sua regra.
  • Caso queira fazer o teste em nosso servidor de treinamento, baixe este zip com um XML de importação do SOAP-UI. Com ele você poderá testar a rede e caso retorne validação de autenticação. Os mesmos testes podem ser feitos via cURL normalmente.

Para todos os serviços (exceto o recurso de Segurança/Autenticação), será obrigatório passar o Token de autorização no cabeçalho da requisição, bem como a versão do sistema como parâmetro da requisição.

Na tabela de dados de cada serviço, podem existir três tipos de parâmetros de envio:

  • Parâmetro de Header: dado a ser inserido no cabeçalho da requisição, como o Token.
  • Parâmetro de Request: dado como parâmetro query da requisição. Ex, caso GET '/api/servico/reclamacoes/listar?dado=9999', caso POST, dentro do corpo.
  • Parâmetro de URL: dado inserido direto na URL, em local específico. Ex: '/api/servico/reclamacao/9999/detalhe'.

Este manual é indicado para desenvolvedores. Abaixo segue a lista dos serviços disponíveis.


Abaixo temos os ambientes. Nas URLs a indicação {url-ambiente}, troque conforme um dos ambientes abaixo:

URL de Produção: https://api.consumidor.gov.br/api/servico

URL de Treinamento: https://api-treinamento.consumidor.gov.br/api/servico


Versão Atual: 1.0 (BETA)

Disponibilidade: das 3:00hs até 7:59hs e de 12:00hs até 13:59hs, acesso livre. Fora dessa faixa, acesso limitado.


Segurança:

  • O que é

    Passo inicial para acessar a qualquer outro recurso, retorna um Token temporário onde deve ser inserido no cabeçalho da requisição nos demais serviços. Sem o Token, ocorrerá validação de segurança.

    Utiliza o padrão OAuth2. Assim os dados devem estar nos parâmetros da requisição, caso não esteja utilizando uma API de cliente OAuth. Este recurso não exige o parâmetro de versão.

    IMPORTANTE: o content-type especificamente desda url de autenticação é 'application/x-www-form-urlencoded', não json, apesar de ser POST.


    URL: {url-ambiente}/seguranca/empresa/token

    Método HTTP: POST.


    Parâmetros de Envio

    Campo Formato Obrigatório Tipo Descrição
    Content-Type Texto Sim
    valor fixo: application/x-www-form-urlencoded;charset=UTF-8
    Host Texto Sim
    valor endereço root de acesso sem 'https'. Depende da {url-ambiente}. É provável que seu client coloque por padrão, caso tenha erro 'HANDSHAKE_FAILURE', tente retirar esse item.
    Accept Texto Sim
    valor fixo: application/json
    User-Agent Texto Sim
    valor fixo: api-consumidor
    client_id Texto Sim
    ID da Credenciada. Pode ser visto na tela de edição da sua credenciada.
    code Texto Sim
    Código de Autenticação. Pode ser visto na tela de edição da sua credenciada.
    client_secret Texto Sim
    Senha de Autenticação. Pode ser visto na tela de edição da sua credenciada.
    grant_type Texto Sim
    Tipo de solicitação ao servidor oAuth. Padrão: 'client_credentials'.

    Campos da Resposta

    Campo Formato Obrigatório Descrição
    access_token Texto Sim Token temporário da credenciada. Deve ser utilizado nos demais acessos.
    expires_in Numérico Sim Tempo em segundos que o Token irá expirar.

    Exemplo de Resposta

    {  
       "expires_in":111600,
       "access_token":"b895ec3c0e14d76967b564e2fa795862"
    }
                        

Consultas de Reclamações:

  • O que é

    Serviço que retorna a listagem de reclamações com filtragem dos dados. Os parâmetros de filtragem são opcionais, e por isso, devem ser passados como parâmetros da requisição, podendo ser omitidos caso não sejam utilizados.

    Para os campos de código do filtro, há serviços de cadastros básicos que obtém as listas com código e descrição, para preenchimento desses campos.


    URL: {url-ambiente}/reclamacoes/listar

    Método HTTP: GET.


    Parâmetros de Envio

    Campo Formato Obrigatório Tipo Descrição
    Content-Type Texto Sim
    valor fixo: application/json;charset=UTF-8
    Host Texto Sim
    valor endereço root de acesso sem 'https'. Depende da {url-ambiente}. É provável que seu client coloque por padrão, caso tenha erro 'HANDSHAKE_FAILURE', tente retirar esse item.
    Accept Texto Sim
    valor fixo: application/json
    User-Agent Texto Sim
    valor fixo: api-consumidor
    Authorization Texto Sim
    Token de acesso. Exemplo de valor: Bearer b895ec3c0e14d76967b564e2fa795862. Mais informações veja o Serviço de Segurança.
    versao Texto Sim
    Número da versão do sistema Webservice. Exemplo de valor: 1.0. A versões disponíveis estarão contidas nesta página.
    cpfAutorizado Numérico Sim
    CPF do usuário autorizado. Deve ser um usuário válido ativo da credenciada.
    numeroProtocolo Numérico Não
    Número do protocolo, que identifica uma única reclamação.
    codigoTipoTramiteReclamacao Numérico Não
    Código de um tipo de trâmite das reclamações.
    codigoSituacaoReclamacao Numérico Não
    Código de uma situação das reclamações.
    numAvaliacao Numérico Não
    Valor da avaliação do consumidor. Válidos: 1 a 3, sendo:
    1. Resolvida
    2. Não Resolvida
    3. Não Avaliada
    nomeReclamante Texto Não
    Nome do reclamante das reclamações. Assume prefixos e sufixos. Por exemplo, com 'João' poderá retornar 'João Paulo' e 'Antônio João'.
    cpfReclamante Numérico Não
    CPF do reclamante das reclamações. Somente os números.
    siglaRegiao Texto Não
    Sigla da região dos endereços das reclamações.
    siglaUF Texto Não
    Sigla do estado dos endereços das reclamações. Ex: PA, SP, MS, DF.
    codigoMunicipio Numérico Não
    Código do município dos endereços das reclamações.
    situacaoVinculo Numérico Não
    Código da situação do vínculo das reclamações.
    codigoGrupoEconomico Numérico Não
    Código do grupo ecônomico do fornecedor das reclamações.
    codigoMeioConsumo Numérico Não
    Código do meio de consumo (campo 'Como Comprou/Contratou').
    codigoArea Numérico Não
    Código da área das reclamações.
    codigoAssunto Numérico Não
    Código do assunto relacionado com a área.
    codigoProblema Numérico Não
    Código do problema relacionado com o assunto.
    notaConsumidor Numérico Não
    Valor da nota que o consumidor deu para as reclamações. Válidos: 1 a 5.
    textoReferenciaFornecedor Texto Não
    Texto livre de referência nas reclamações.
    dataIniPrazo Texto Não
    Data inicial do prazo das reclamações, no formato 'dd-MM-yyyy'. Não há opção com horas. É obrigatório caso a data final do prazo for preenchida.
    dataFimPrazo Texto Não
    Data final do prazo das reclamações, no formato 'dd-MM-yyyy'. Não há opção com horas. É obrigatório caso a data inicial do prazo for preenchida.
    dataIniPeriodo Texto Não
    Data inicial da abertura das reclamações, no formato 'dd-MM-yyyy'. É obrigatório caso a data final for preenchida.
    horaInicialPeriodo Texto Não
    Hora referente a data inicial da abertura das reclamações, no formato 'HH:mm:ss'. Caso não preenchida assumirá '00:00:00'.
    dataFimPeriodo Texto Não
    Data final da abertura das reclamações, no formato 'dd-MM-yyyy'. É obrigatório caso a data inicial for preenchida.
    horaFinalPeriodo Texto Não
    Hora referente a data final da abertura das reclamações, no formato 'HH:mm:ss'. Caso não preenchida assumirá '23:59:59'.

    Campos da Resposta

    Campo Formato Obrigatório Descrição
    codigoMensagem Numérico Sim Código de retorno. Mais detalhes na Aba de Mensagens.
    mensagem Texto Sim Mensagem de retorno. Mais detalhes na Aba de Mensagens.
    dados Lista Não Lista de com os dados retornados. Caso não exista retorno ou ocorra erro, será omitido.

    Campos dentro da Lista de Dados

    Campo Formato Obrigatório Descrição
    protocolo Numérico Sim Número do protocolo, que identifica uma única reclamação.
    situacao Objeto Sim Código e Descrição de uma situação das reclamações. Como a descrição poderá sofrer mudanças no texto, é aconselhado a relação da chave 'código' com as listagens do Cadastros Básicos para consistência.
    prazo Texto Sim Formato 'dd/MM/yyyy HH:mm:ss'.
    dataAbertura Texto Sim Formato 'dd/MM/yyyy HH:mm:ss'.
    reclamante Objeto Sim Dados básicos do reclamente, com nome e CPF. Para mais dados, deve-se consultar os detalhes da reclamação.
    acoes Lista Sim Ações disponíveis para cada objeto, facilitando avanços em fluxos ou consultar dados. Somente estarão disponíveis os links para ações condizentes com regras de situação e fluxo de cada reclamação.

    Exemplo de Resposta

    {  
       "codigoMensagem":1,
       "mensagem":"Ok.",
       "dados":[  
          {  
             "protocolo":20140100000091189,
             "situacao":{  
                "codigo":7,
                "descricao":"Finalizada não avaliada"
             },
             "prazo":"10/06/2014 00:00:00",
             "dataAbertura":"10/05/2014 11:22:05",
             "reclamante":{  
                "nome":"Nome do Reclamado",
                "documento":00100200344
             },
             "acoes":[  
                {  
                   "rel":"detalhar", "href":"{url-ambiente}/reclamacao/20140100000091189/detalhe",
                   "type":"application/json", "method":"GET"
                },
                {  
                   "rel":"complementar", "href":"{url-ambiente}/reclamacao/20140100000091189/complementar",
                   "type":"application/json", "method":"POST"
                },
                {  
                   "rel":"responder", "href":"{url-ambiente}/reclamacao/20140100000091189/responder",
                   "type":"application/json", "method":"POST"
                },
                {  
                   "rel":"analise_procon", "href":"{url-ambiente}/reclamacao/20140100000091189/recusar",
                   "type":"application/json", "method":"POST"
                },
                {  
                   "rel":"redirecionar", "href":"{url-ambiente}/reclamacao/20140100000091189/redirecionar",
                   "type":"application/json", "method":"POST"
                }
             ]
          }
       ]
    }
                        
  • O que é

    Serviço que retorna a listagem de reclamações com filtragem dos dados de forma paginada. Os parâmetros de filtragem são opcionais, e por isso, devem ser passados como parâmetros da requisição, podendo ser omitidos caso não sejam utilizados.

    Para os campos de código do filtro, há serviços de cadastros básicos que obtém as listas com código e descrição, para preenchimento desses campos.


    URL: {url-ambiente}/reclamacoes/listar/paginado

    Método HTTP: GET.


    Parâmetros de Envio

    Campo Formato Obrigatório Tipo Descrição
    Content-Type Texto Sim
    valor fixo: application/json;charset=UTF-8
    Host Texto Sim
    valor endereço root de acesso sem 'https'. Depende da {url-ambiente}. É provável que seu client coloque por padrão, caso tenha erro 'HANDSHAKE_FAILURE', tente retirar esse item.
    Accept Texto Sim
    valor fixo: application/json
    User-Agent Texto Sim
    valor fixo: api-consumidor
    Authorization Texto Sim
    Token de acesso. Exemplo de valor: Bearer b895ec3c0e14d76967b564e2fa795862. Mais informações veja o Serviço de Segurança.
    versao Texto Sim
    Número da versão do sistema Webservice. Exemplo de valor: 1.0. A versões disponíveis estarão contidas nesta página.
    cpfAutorizado Numérico Sim
    CPF do usuário autorizado. Deve ser um usuário válido ativo da credenciada.
    page Numérico Sim
    Página da lista que deseja retornar. Página inicial sempre será a 0.
    size Numérico Não
    Define o número de registros que serão exibidos por página da consulta. Este parâmetro é opcional e, se não for informado, o valor padrão será 50.

    O usuário pode informar um valor para "size" entre 1 e 100. Se o usuário informar um valor maior que 100, a API irá definir o valor de "size" como 100 automaticamente.
    numeroProtocolo Numérico Não
    Número do protocolo, que identifica uma única reclamação.
    codigoTipoTramiteReclamacao Numérico Não
    Código de um tipo de trâmite das reclamações.
    codigoSituacaoReclamacao Numérico Não
    Código de uma situação das reclamações.
    numAvaliacao Numérico Não
    Valor da avaliação do consumidor. Válidos: 1 a 3, sendo:
    1. Resolvida
    2. Não Resolvida
    3. Não Avaliada
    nomeReclamante Texto Não
    Nome do reclamante das reclamações. Assume prefixos e sufixos. Por exemplo, com 'João' poderá retornar 'João Paulo' e 'Antônio João'.
    cpfReclamante Numérico Não
    CPF do reclamante das reclamações. Somente os números.
    siglaRegiao Texto Não
    Sigla da região dos endereços das reclamações.
    siglaUF Texto Não
    Sigla do estado dos endereços das reclamações. Ex: PA, SP, MS, DF.
    codigoMunicipio Numérico Não
    Código do município dos endereços das reclamações.
    situacaoVinculo Numérico Não
    Código da situação do vínculo das reclamações.
    codigoGrupoEconomico Numérico Não
    Código do grupo ecônomico do fornecedor das reclamações.
    codigoMeioConsumo Numérico Não
    Código do meio de consumo (campo 'Como Comprou/Contratou').
    codigoArea Numérico Não
    Código da área das reclamações.
    codigoAssunto Numérico Não
    Código do assunto relacionado com a área.
    codigoProblema Numérico Não
    Código do problema relacionado com o assunto.
    notaConsumidor Numérico Não
    Valor da nota que o consumidor deu para as reclamações. Válidos: 1 a 5.
    textoReferenciaFornecedor Texto Não
    Texto livre de referência nas reclamações.
    dataIniPrazo Texto Não
    Data inicial do prazo das reclamações, no formato 'dd-MM-yyyy'. Não há opção com horas. É obrigatório caso a data final do prazo for preenchida.
    dataFimPrazo Texto Não
    Data final do prazo das reclamações, no formato 'dd-MM-yyyy'. Não há opção com horas. É obrigatório caso a data inicial do prazo for preenchida.
    dataIniPeriodo Texto Não
    Data inicial da abertura das reclamações, no formato 'dd-MM-yyyy'. É obrigatório caso a data final for preenchida.
    horaInicialPeriodo Texto Não
    Hora referente a data inicial da abertura das reclamações, no formato 'HH:mm:ss'. Caso não preenchida assumirá '00:00:00'.
    dataFimPeriodo Texto Não
    Data final da abertura das reclamações, no formato 'dd-MM-yyyy'. É obrigatório caso a data inicial for preenchida.
    horaFinalPeriodo Texto Não
    Hora referente a data final da abertura das reclamações, no formato 'HH:mm:ss'. Caso não preenchida assumirá '23:59:59'.

    Campos da Resposta

    Campo Formato Obrigatório Descrição
    codigoMensagem Numérico Sim Código de retorno. Mais detalhes na Aba de Mensagens.
    mensagem Texto Sim Mensagem de retorno. Mais detalhes na Aba de Mensagens.
    dados Lista Não Lista de com os dados retornados. Caso não exista retorno ou ocorra erro, será omitido.

    Campos dentro do Objeto de Dado

    Campo Formato Obrigatório Descrição
    content Lista Sim Lista com o conteúdo da página requisitada.
    size Numérico Sim Número de resultados por página que foi informando na requisição. Valor padrão 50.
    number Numérico Sim Número da página atual.
    sort Numérico Não Não utilizado, valor sempre nulo.
    totalElements Numérico Sim Número total de elementos.
    numberOfElements Numérico Sim Número total de elementos na página atual.
    firstPage Booleano Sim Indica se é primeira página da lista de resultados.
    lastPage Booleano Sim Indica se é última página da lista de resultados.
    totalPages Numérico Sim Número total de páginas da requisição.

    Campos dentro da Lista de Conteúdo

    Campo Formato Obrigatório Descrição
    protocolo Numérico Sim Número do protocolo, que identifica uma única reclamação.
    situacao Objeto Sim Código e Descrição de uma situação das reclamações. Como a descrição poderá sofrer mudanças no texto, é aconselhado a relação da chave 'código' com as listagens do Cadastros Básicos para consistência.
    prazo Texto Sim Formato 'dd/MM/yyyy HH:mm:ss'.
    dataAbertura Texto Sim Formato 'dd/MM/yyyy HH:mm:ss'.
    reclamante Objeto Sim Dados básicos do reclamente, com nome e CPF. Para mais dados, deve-se consultar os detalhes da reclamação.
    acoes Lista Sim Ações disponíveis para cada objeto, facilitando avanços em fluxos ou consultar dados. Somente estarão disponíveis os links para ações condizentes com regras de situação e fluxo de cada reclamação.

    Exemplo de Resposta

    {
       "codigoMensagem":1,
       "mensagem":"Ok.",
       "dados":[
            "content":[
              {
                 "protocolo":20140100000091189,
                 "situacao":{
                    "codigo":7,
                    "descricao":"Finalizada não avaliada"
                 },
                 "prazo":"10/06/2014 00:00:00",
                 "dataAbertura":"10/05/2014 11:22:05",
                 "reclamante":{
                    "nome":"Nome do Reclamado",
                    "documento":00100200344
                 },
                 "acoes":[
                    {
                       "rel":"detalhar", "href":"{url-ambiente}/reclamacao/20140100000091189/detalhe",
                       "type":"application/json", "method":"GET"
                    },
                    {
                       "rel":"complementar", "href":"{url-ambiente}/reclamacao/20140100000091189/complementar",
                       "type":"application/json", "method":"POST"
                    },
                    {
                       "rel":"responder", "href":"{url-ambiente}/reclamacao/20140100000091189/responder",
                       "type":"application/json", "method":"POST"
                    },
                    {
                       "rel":"analise_procon", "href":"{url-ambiente}/reclamacao/20140100000091189/recusar",
                       "type":"application/json", "method":"POST"
                    },
                    {
                       "rel":"redirecionar", "href":"{url-ambiente}/reclamacao/20140100000091189/redirecionar",
                       "type":"application/json", "method":"POST"
                    }
                 ]
          "sort":null,
          "totalElements":1,
          "totalPages":1,
          "numberOfElements":1,
          "firstPage":true,
          "lastPage":true,
          "size":50,
          "number":0
          }
       ]
    }
                        
  • O que é

    Serviço que retorna os detalhes de uma única reclamação. Serão retornados os dados dos trâmites e as informações sobre o consumidor e o gestor da reclamação. Os anexos dos trâmites estarão sem os bytes do arquivo, sendo necessário acesso a outro recurso para baixar os bytes.


    URL: {url-ambiente}/reclamacao/{numeroProtocolo}/detalhe

    Método HTTP: GET.


    Parâmetros de Envio

    Campo Formato Obrigatório Tipo Descrição
    Content-Type Texto Sim
    valor fixo: application/json;charset=UTF-8
    Host Texto Sim
    valor endereço root de acesso sem 'https'. Depende da {url-ambiente}. É provável que seu client coloque por padrão, caso tenha erro 'HANDSHAKE_FAILURE', tente retirar esse item.
    Accept Texto Sim
    valor fixo: application/json
    User-Agent Texto Sim
    valor fixo: api-consumidor
    Authorization Texto Sim
    Token de acesso. Exemplo de valor: Bearer b895ec3c0e14d76967b564e2fa795862. Mais informações veja o Serviço de Segurança.
    versao Texto Sim
    Número da versão do sistema Webservice. Exemplo de valor: 1.0. A versões disponíveis estarão contidas nesta página.
    cpfAutorizado Numérico Sim
    CPF do usuário autorizado. Deve ser um usuário válido ativo da credenciada.
    numeroProtocolo Numérico Sim
    Número do protocolo, que identifica uma única reclamação.

    Campos da Resposta

    Campo Formato Obrigatório Descrição
    codigoMensagem Numérico Sim Código de retorno. Mais detalhes na Aba de Mensagens.
    mensagem Texto Sim Mensagem de retorno. Mais detalhes na Aba de Mensagens.
    dado Objeto Não Valores do dado retornado (somente um objeto). Caso não exista retorno ou ocorra erro, será omitido.

    Campos dentro do Objeto de Dado

    Campo Formato Obrigatório Descrição
    protocolo Numérico Sim Número do protocolo, que identifica uma única reclamação.
    situacao Objeto Sim Código e Descrição de uma situação das reclamações. Como a descrição poderá sofrer mudanças no texto, é aconselhado a relação da chave 'código' com as listagens do Cadastros Básicos para consistência.
    meioConsumo Objeto Sim Código e Descrição de um meio de consumo das reclamações. Como a descrição poderá sofrer mudanças no texto, é aconselhado a relação da chave 'código' com as listagens do Cadastros Básicos para consistência.
    prazo Texto Sim Formato 'dd/MM/yyyy HH:mm:ss'.
    dataAbertura Texto Sim Formato 'dd/MM/yyyy HH:mm:ss'.
    area Objeto Sim Código e Descrição de uma área das reclamações. Como a descrição poderá sofrer mudanças no texto, é aconselhado a relação da chave 'código' com as listagens do Cadastros Básicos para consistência.
    assunto Objeto Sim Código e Descrição de um assunto das reclamações. Como a descrição poderá sofrer mudanças no texto, é aconselhado a relação da chave 'código' com as listagens do Cadastros Básicos para consistência.
    problema Objeto Sim Código e Descrição de um problema das reclamações. Como a descrição poderá sofrer mudanças no texto, é aconselhado a relação da chave 'código' com as listagens do Cadastros Básicos para consistência.
    reclamante Objeto Sim Detalhes do reclamante, com documento, endereço, emails e telefones, mas sem número de identificação.
    Os tipos de telefones podem ser:
    1. Residencial.
    2. Celular.
    3. Comercial.
    4. Público.
    . Os tipos de emails podem ser:
    1. Pessoal.
    2. Institucional.
    3. Fale Conosco.
    4. Notificação.
    5. Público.
    reclamado Objeto Sim Detalhes do reclamado, com documento e endereço.
    mediador Objeto Sim Detalhes do mediador, com documento e endereço.
    tramites Lista Sim Tramites da reclamação, com data, tipo, autor, textos e anexos (sem bytes, mas com um link para facilitar o download dos bytes). Os tipos serão retornados com código e sua descrição, mas como a descrição poderá sofrer mudanças no texto, é aconselhado a relação da chave 'código' com as listagens do Cadastros Básicos para consistência.
    acoes Lista Sim Ações disponíveis para cada objeto, facilitando avanços em fluxos ou consultar dados. Somente estarão disponíveis os links para ações condizentes com regras de situação e fluxo de cada reclamação.

    Exemplo de Resposta

    {  
       "dado":{  
          "protocolo":20140700000001189,
          "situacao":{  
             "codigo":7,
             "descricao":"Finalizada não avaliada"
          },
          "meioConsumo":{  
             "codigo":5,
             "descricao":"Domicílio"
          },
          "prazo":"06/11/2077 00:00:00",
          "dataAbertura":"29/07/2014 15:43:39",
          "area":{  
             "codigo":3,
             "descricao":"Serviços Financeiros"
          },
          "assunto":{  
             "codigo":301,
             "descricao":"Cartão de Crédito / Cartão de Débito / Cartão de Loja"
          },
          "problema":{  
             "codigo":10000031,
             "descricao":"Cobrança submetendo a ofensa, constrangimento ou ameaça"
          },
          "reclamante":{  
             "nome":"Nome do Reclamante",
             "dataNascimento":"10/10/1990",
             "documento":00100200344,
             "emails":[  
                {  
                   "email":"reclamante@gmail.com",
                   "principal":true,
                   "tipo":"Pessoal"
                }
             ],
             "telefones":[  
                {  
                   "ddd":"21",
                   "telefone":"29853751",
                   "tipo":1
                }
             ],
             "estado":"RJ",
             "cidade":"Rio de Janeiro",
             "logradouro":"Avenida das Américas",
             "bairro":"Barra da Tijuca",
             "numeroComplemento":"Edificio Sede - 5 Andar - Sala 524"
          },
          "reclamado":{  
             "nome":"Bradesco Capitalização S.A.",
             "numeroIdentificacao":20140206000001110,
             "documento":85766474000100,
             "estado":"SP",
             "cidade":"São Paulo",
             "logradouro":"Avenida Paulista 1415",
             "bairro":"Bela Vista",
             "numeroComplemento":"4 andar NR 1415"
          },
          "mediador":{  
             "nome":"Procon Estadual RJ",
             "numeroIdentificacao":20140102000000560,
             "documento":55766474000105,
             "estado":"RJ",
             "cidade":"Rio de Janeiro",
             "logradouro":"Rua Gustavo de Lacerda",
             "bairro":"Centro",
             "numeroComplemento":"102"
          },
          "tramites":[
             {  
                "tipo":{  
                   "codigo":1,
                   "descricao":"Abertura da reclamação"
                },
                "data":"08/01/2014 10:31:21",
                "codigo":1,
                "autor":"Nome do Reclamante",
                "textos":[  
                   {  
                      "texto":"N",
                      "tipo":{  
                        "codigo":1,
                        "descricao":"Indicador de Contato com o Fornecedor"
                      }
                   },
                   {  
                      "texto":"Texto que o consumidor digita sobre a reclamação",
                      "tipo":{  
                        "codigo":3,
                        "descricao":"Descrição da reclamação"
                      }
                   },
                   {  
                      "texto":"Texto que o consumidor digita sobre o pedido",
                      "tipo":{  
                        "codigo":4,
                        "descricao":"Pedido da reclamação"
                      }
                   }
                ]
             },
             {  
                "tipo":{  
                   "codigo":2,
                   "descricao":"Recebido pelo fornecedor"
                },
                "data":"09/01/2014 10:32:51",
                "codigo":2,
                "autor":"Bradesco Capitalização",
                "textos":[  
                   {  
                      "texto":"(Sem Detalhes)",
                      "tipo":{  
                        "codigo":9,
                        "descricao":"Texto do Sistema"
                      }
                   }
                ]
             },
             {  
                "tipo":{  
                   "codigo":3,
                   "descricao":"Complemento da reclamação"
                },
                "data":"09/01/2014 12:23:37",
                "codigo":3,
                "autor":"Bradesco Capitalização",
                "textos":[  
                   {  
                      "texto":"Texto digitado pelo fornecedor",
                      "tipo":{  
                        "codigo":5,
                        "descricao":"Interação Única"
                      }
                   }
                ],
                "anexos":[  
                   {  
                      "codigo":1,
                      "nome":"comprovante.jpg",
                      "tamanho":879394,
                      "acao":{  
                         "rel":"baixar_anexo", "href":"{url-ambiente}/reclamacao/20140100000091189/tramite/3/anexo/1/baixar", "type":"application/json", "method":"GET"
                      }
                   }
                ]
             },
             {  
                "tipo":{  
                   "codigo":4,
                   "descricao":"Redirecionamento da reclamação"
                },
                "data":"10/01/2014 15:46:45",
                "codigo":4,
                "autor":"Bradesco Capitalização",
                "textos":[  
                   {  
                      "texto":"Texto digitado pelo fornecedor",
                      "tipo":{  
                        "codigo":5,
                        "descricao":"Interação Única"
                      }
                   }
                ]
             },
             {  
                "tipo":{  
                   "codigo":4,
                   "descricao":"Redirecionamento da reclamação"
                },
                "data":"10/01/2014 15:47:01",
                "codigo":5,
                "autor":"Bradesco",
                "textos":[  
                   {  
                      "texto":"Texto digitado pelo fornecedor",
                      "tipo":{  
                        "codigo":5,
                        "descricao":"Interação Única"
                      }
                   }
                ]
             },
             {  
                "tipo":{  
                   "codigo":5,
                   "descricao":"Prazo expirado para resposta"
                },
                "data":"10/02/2014 15:40:32",
                "codigo":6,
                "autor":"Sistema",
                "textos":[  
                   {  
                      "texto":"(Sem Detalhes)",
                      "tipo":{  
                        "codigo":9,
                        "descricao":"Texto do Sistema"
                      }
                   }
                ]
             },
             {  
                "tipo":{  
                   "codigo":6,
                   "descricao":"Prazo expirado para avaliação"
                },
                "data":"10/02/2014 15:43:39",
                "codigo":7,
                "autor":"Sistema",
                "textos":[  
                   {  
                      "texto":"(Sem Detalhes)",
                      "tipo":{  
                        "codigo":9,
                        "descricao":"Texto do Sistema"
                      }
                   }
                ]
             }
          ],
          "acoes":[  
                {  
                   "rel":"complementar", "href":"{url-ambiente}/reclamacao/20140100000091189/complementar",
                   "type":"application/json", "method":"POST"
                },
                {  
                   "rel":"responder", "href":"{url-ambiente}/reclamacao/20140100000091189/responder",
                   "type":"application/json", "method":"POST"
                },
                {  
                   "rel":"analise_procon", "href":"{url-ambiente}/reclamacao/20140100000091189/recusar",
                   "type":"application/json", "method":"POST"
                },
                {  
                   "rel":"redirecionar", "href":"{url-ambiente}/reclamacao/20140100000091189/redirecionar",
                   "type":"application/json", "method":"POST"
                }
            ]
       },
       "codigoMensagem":1,
       "mensagem":"Ok."
    }
                        
  • O que é

    Serviço que retorna o conteúdo os dados de um anexo. Anexos estão relacionados a um trâmite, que por sua vez estão relacionados a uma reclamação. O valor retornado será um array de bytes convertido em texto base64.


    URL: {url-ambiente}/reclamacao/{numeroProtocolo}/tramite/{codigoTramite}/anexo/{codigoAnexo}/baixar

    Método HTTP: GET.


    Parâmetros de Envio

    Campo Formato Obrigatório Tipo Descrição
    Content-Type Texto Sim
    valor fixo: application/json;charset=UTF-8
    Host Texto Sim
    valor endereço root de acesso sem 'https'. Depende da {url-ambiente}. É provável que seu client coloque por padrão, caso tenha erro 'HANDSHAKE_FAILURE', tente retirar esse item.
    Accept Texto Sim
    valor fixo: application/json
    User-Agent Texto Sim
    valor fixo: api-consumidor
    Authorization Texto Sim
    Token de acesso. Exemplo de valor: Bearer b895ec3c0e14d76967b564e2fa795862. Mais informações veja o Serviço de Segurança.
    versao Texto Sim
    Número da versão do sistema Webservice. Exemplo de valor: 1.0. A versões disponíveis estarão contidas nesta página.
    cpfAutorizado Numérico Sim
    CPF do usuário autorizado. Deve ser um usuário válido ativo da credenciada.
    numeroProtocolo Numérico Sim
    Número do protocolo, que identifica uma única reclamação.
    codigoTramite Numérico Sim
    Código do trâmite relacionado ao anexo.
    codigoAnexo Numérico Sim
    Código do anexo.

    Campos da Resposta

    Campo Formato Obrigatório Descrição
    codigoMensagem Numérico Sim Código de retorno. Mais detalhes na Aba de Mensagens.
    mensagem Texto Sim Mensagem de retorno. Mais detalhes na Aba de Mensagens.
    dado Objeto Não Valores do dado retornado (somente um objeto). Caso não exista retorno ou ocorra erro, será omitido.

    Campos dentro do Objeto de Dado

    Campo Formato Obrigatório Descrição
    codigo Numérico Sim Código do anexo.
    nome Texto Sim Nome do arquivo com a extensão.
    tamanho Numérico Sim Tamanho do arquivo em bytes.
    arquivoBase64 Texto Sim O conteúdo do arquivo. Texto base64 de um array de bytes.

    Exemplo de Resposta

    {  
       "codigoMensagem":1,
       "mensagem":"Ok.",
       "dado":{  
          "codigo":1,
          "nome":"comprovante.jpg",
          "tamanho":879394,
          "arquivoBase64":"/9j/4AAQSkZJRgABAgEAYABgAAD/7gAOQWRAZAA[...]IAAcBMgACAA1gNBSv2+Vem1lJBCmifYPt4kV/ydf/2Q=="
       }
    }
                        
  • O que é

    Serviço que retorna o conteúdo os dados da reclamação condensadas em um arquivo PDF. O valor retornado será um array de bytes convertido em texto base64.


    URL: {url-ambiente}/reclamacao/{numeroProtocolo}/baixar

    Método HTTP: GET.


    Parâmetros de Envio

    Campo Formato Obrigatório Tipo Descrição
    Content-Type Texto Sim
    valor fixo: application/json;charset=UTF-8
    Host Texto Sim
    valor endereço root de acesso sem 'https'. Depende da {url-ambiente}. É provável que seu client coloque por padrão, caso tenha erro 'HANDSHAKE_FAILURE', tente retirar esse item.
    Accept Texto Sim
    valor fixo: application/json
    User-Agent Texto Sim
    valor fixo: api-consumidor
    Authorization Texto Sim
    Token de acesso. Exemplo de valor: Bearer b895ec3c0e14d76967b564e2fa795862. Mais informações veja o Serviço de Segurança.
    versao Texto Sim
    Número da versão do sistema Webservice. Exemplo de valor: 1.0. A versões disponíveis estarão contidas nesta página.
    cpfAutorizado Numérico Sim
    CPF do usuário autorizado. Deve ser um usuário válido ativo da credenciada.
    numeroProtocolo Numérico Sim
    Número do protocolo, que identifica uma única reclamação.

    Campos da Resposta

    Campo Formato Obrigatório Descrição
    codigoMensagem Numérico Sim Código de retorno. Mais detalhes na Aba de Mensagens.
    mensagem Texto Sim Mensagem de retorno. Mais detalhes na Aba de Mensagens.
    dado Objeto Não Valores do dado retornado (somente um objeto). Caso não exista retorno ou ocorra erro, será omitido.

    Campos dentro do Objeto de Dado

    Campo Formato Obrigatório Descrição
    nome Texto Sim Nome do arquivo com a extensão.
    arquivoBase64 Texto Sim O conteúdo do arquivo. Texto base64 de um array de bytes.

    Exemplo de Resposta

    {
       "codigoMensagem":1,
       "mensagem":"Ok.",
       "dado":{
          "nome":"Reclamacao 123456789.pdf",
          "arquivoBase64":"/9j/4AAQSkZJRgABAgEAYABgAAD/7gAOQWRAZAA[...]IAAcBMgACAA1gNBSv2+Vem1lJBCmifYPt4kV/ydf/2Q=="
       }
    }
                        
  • O que é

    Serviço que retorna a listagem dos trâmites das reclamações por um período de tempo. Alguns dos parâmetros de filtragem são opcionais, e por isso, devem ser passados como parâmetros da requisição, podendo ser omitidos caso não sejam utilizados.


    URL: {url-ambiente}/tramites/periodo/listar

    Método HTTP: GET.


    Parâmetros de Envio

    Campo Formato Obrigatório Tipo Descrição
    Content-Type Texto Sim
    valor fixo: application/json;charset=UTF-8
    Host Texto Sim
    valor endereço root de acesso sem 'https'. Depende da {url-ambiente}. É provável que seu client coloque por padrão, caso tenha erro 'HANDSHAKE_FAILURE', tente retirar esse item.
    Accept Texto Sim
    valor fixo: application/json
    User-Agent Texto Sim
    valor fixo: api-consumidor
    Authorization Texto Sim
    Token de acesso. Exemplo de valor: Bearer b895ec3c0e14d76967b564e2fa795862. Mais informações veja o Serviço de Segurança.
    versao Texto Sim
    Número da versão do sistema Webservice. Exemplo de valor: 1.0. A versões disponíveis estarão contidas nesta página.
    cpfAutorizado Numérico Sim
    CPF do usuário autorizado. Deve ser um usuário válido ativo da credenciada.
    dataInicioPeriodo Texto Sim
    Data inicial da criação do trâmite, no formato 'dd-MM-yyyy'. É obrigatório.
    horaInicioPeriodo Texto Não
    Hora referente a data inicial da criação do trâmite, no formato 'HH:mm:ss'. Caso não preenchida assumirá '00:00:00'.
    dataFimPeriodo Texto Sim
    Data final da criação do trâmite, no formato 'dd-MM-yyyy'. É obrigatório.
    horaFimPeriodo Texto Não
    Hora referente a data final da criação do trâmite, no formato 'HH:mm:ss'. Caso não preenchida assumirá '23:59:59'.
    codigoTipoTramite Numérico Não
    Tipo de Trâmite para filtrar os resultados.

    Campos da Resposta

    Campo Formato Obrigatório Descrição
    codigoMensagem Numérico Sim Código de retorno. Mais detalhes na Aba de Mensagens.
    mensagem Texto Sim Mensagem de retorno. Mais detalhes na Aba de Mensagens.
    dados Lista Não Lista de com os dados retornados. Caso não exista retorno ou ocorra erro, será omitido.

    Campos dentro da Lista de Dados

    Campo Formato Obrigatório Descrição
    codigo Numérico Sim Código do trâmite.
    tipo Objeto Sim Código e Descrição do tipo do trâmite. Como a descrição poderá sofrer mudanças no texto, é aconselhado a relação da chave 'código' com as listagens do Cadastros Básicos para consistência.
    data Texto Sim Data de criação do trâmite. Formato 'dd/MM/yyyy HH:mm:ss'.
    autor Texto Sim Autor do trâmite.
    protocoloReclamacao Numérico Sim Número do protocolo da reclamação referente ao trâmite.
    textos Lista Sim Listagem com os textos do trâmite.
    anexos Lista Não Listagem com os possíveis anexos do trâmite, sem os bytes do arquivo, mas cada anexo há opção para baixar os bytes em Base64.

    Exemplo de Resposta

    {
       "codigoMensagem":1,
       "mensagem":"Ok.",
       "dados":[
          {  
             "codigo":1,
             "tipo":{  
                "codigo":1,
                "descricao":"Abertura da Reclamação"
             },
             "data":"05/08/2014 16:49:26",
             "autor":"(autor)",
             "protocoloReclamacao":20140100000001261,
             "textos":[  
                {  
                   "texto":"N",
                   "tipo":{  
                        "codigo":1,
                        "descricao":"Indicador de Contato com o Fornecedor"
                   }
                },
                {  
                   "texto":"Reclamar em nome de terceiros.",
                   "tipo":{  
                        "codigo":3,
                        "descricao":"Descrição da Reclamação"
                   }
                },
                {  
                   "texto":"Utilizar ou enviar informações ilegais, agressivas, caluniosas, abusivas, difamatórias, obscenas, invasivas a privacidade de terceiros, ou que atentem contra os bons costumes, a moral ou ainda que contrariem a ordem pública.",
                   "tipo":{  
                        "codigo":4,
                        "descricao":"Pedido da Reclamação"
                   }
                }
             ]
          },
          {  
             "codigo":2,
             "tipo":{  
                "codigo":2,
                "descricao":"Recebido pelo Fornecedor"
             },
             "data":"05/08/2014 16:49:46",
             "autor":"(empresa)",
             "protocoloReclamacao":20140100000001261,
             "textos":[  
                {  
                   "texto":"(Sem Detalhes)",
                   "tipo":{  
                        "codigo":9,
                        "descricao":"Texto do Sistema"
                   }
                }
             ]
          }
       ]
    }
                        
  • O que é

    Serviço que retorna a listagem dos trâmites das reclamações por um período de tempo de forma paginada. Alguns dos parâmetros de filtragem são opcionais, e por isso, devem ser passados como parâmetros da requisição, podendo ser omitidos caso não sejam utilizados.


    URL: {url-ambiente}/tramites/periodo/listar/paginado

    Método HTTP: GET.


    Parâmetros de Envio

    Campo Formato Obrigatório Tipo Descrição
    Content-Type Texto Sim
    valor fixo: application/json;charset=UTF-8
    Host Texto Sim
    valor endereço root de acesso sem 'https'. Depende da {url-ambiente}. É provável que seu client coloque por padrão, caso tenha erro 'HANDSHAKE_FAILURE', tente retirar esse item.
    Accept Texto Sim
    valor fixo: application/json
    User-Agent Texto Sim
    valor fixo: api-consumidor
    Authorization Texto Sim
    Token de acesso. Exemplo de valor: Bearer b895ec3c0e14d76967b564e2fa795862. Mais informações veja o Serviço de Segurança.
    versao Texto Sim
    Número da versão do sistema Webservice. Exemplo de valor: 1.0. A versões disponíveis estarão contidas nesta página.
    cpfAutorizado Numérico Sim
    CPF do usuário autorizado. Deve ser um usuário válido ativo da credenciada.
    page Numérico Sim
    Página da lista que deseja retornar. Página inicial sempre será a 0.
    size Numérico Não
    Define o número de registros que serão exibidos por página da consulta. Este parâmetro é opcional e, se não for informado, o valor padrão será 50.

    O usuário pode informar um valor para "size" entre 1 e 100. Se o usuário informar um valor maior que 100, a API irá definir o valor de "size" como 100 automaticamente.
    dataInicioPeriodo Texto Sim
    Data inicial da criação do trâmite, no formato 'dd-MM-yyyy'. É obrigatório.
    horaInicioPeriodo Texto Não
    Hora referente a data inicial da criação do trâmite, no formato 'HH:mm:ss'. Caso não preenchida assumirá '00:00:00'.
    dataFimPeriodo Texto Sim
    Data final da criação do trâmite, no formato 'dd-MM-yyyy'. É obrigatório.
    horaFimPeriodo Texto Não
    Hora referente a data final da criação do trâmite, no formato 'HH:mm:ss'. Caso não preenchida assumirá '23:59:59'.
    codigoTipoTramite Numérico Não
    Tipo de Trâmite para filtrar os resultados.

    Campos da Resposta

    Campo Formato Obrigatório Descrição
    codigoMensagem Numérico Sim Código de retorno. Mais detalhes na Aba de Mensagens.
    mensagem Texto Sim Mensagem de retorno. Mais detalhes na Aba de Mensagens.
    dado Objeto Não Valores do dado retornado (somente um objeto). Caso não exista retorno ou ocorra erro, será omitido.

    Campos dentro do Objeto de Dado

    Campo Formato Obrigatório Descrição
    content Lista Sim Lista com o conteúdo da página requisitada.
    size Numérico Sim Número de resultados por página que foi informando na requisição. Valor padrão 50.
    number Numérico Sim Número da página atual.
    sort Numérico Não Não utilizado, valor sempre nulo.
    totalElements Numérico Sim Número total de elementos.
    numberOfElements Numérico Sim Número total de elementos na página atual.
    firstPage Booleano Sim Indica se é primeira página da lista de resultados.
    lastPage Booleano Sim Indica se é última página da lista de resultados.
    totalPages Numérico Sim Número total de páginas da requisição.

    Campos dentro da Lista de Conteúdo

    Campo Formato Obrigatório Descrição
    codigo Numérico Sim Código do trâmite.
    tipo Objeto Sim Código e Descrição do tipo do trâmite. Como a descrição poderá sofrer mudanças no texto, é aconselhado a relação da chave 'código' com as listagens do Cadastros Básicos para consistência.
    data Texto Sim Data de criação do trâmite. Formato 'dd/MM/yyyy HH:mm:ss'.
    autor Texto Sim Autor do trâmite.
    textos Lista Sim Listagem com os textos do trâmite.
    anexos Lista Não Listagem com os possíveis anexos do trâmite, sem os bytes do arquivo, mas cada anexo há opção para baixar os bytes em Base64.

    Exemplo de Resposta

    {
       "dado":{
          "content":[
             {
                "codigo":1,
                "tipo":{
                   "codigo":1,
                   "descricao":"Abertura da Reclamação"
                },
                "data":"05/08/2014 16:49:26",
                "autor":"(autor)",
                "protocoloReclamacao":20140100000001261,
                "textos":[
                   {
                      "texto":"N",
                      "tipo":{
                         "codigo":1,
                         "descricao":"Indicador de Contato com o Fornecedor"
                      }
                   },
                   {
                      "texto":"Reclamar em nome de terceiros.",
                      "tipo":{
                         "codigo":3,
                         "descricao":"Descrição da Reclamação"
                      }
                   },
                   {
                      "texto":"Utilizar ou enviar informações ilegais, agressivas, caluniosas, abusivas, difamatórias, obscenas, invasivas a privacidade de terceiros, ou que atentem contra os bons costumes, a moral ou ainda que contrariem a ordem pública.",
                      "tipo":{
                         "codigo":4,
                         "descricao":"Pedido da Reclamação"
                      }
                   }
                ]
             },
             {
                "codigo":2,
                "tipo":{
                   "codigo":2,
                   "descricao":"Recebido pelo Fornecedor"
                },
                "data":"05/08/2014 16:49:46",
                "autor":"(empresa)",
                "protocoloReclamacao":20140100000001261,
                "textos":[
                   {
                      "texto":"(Sem Detalhes)",
                      "tipo":{
                         "codigo":9,
                         "descricao":"Texto do Sistema"
                      }
                   }
                ]
             }
          ],
          "sort":null,
          "totalElements":2,
          "totalPages":1,
          "numberOfElements":2,
          "firstPage":true,
          "lastPage":true,
          "size":50,
          "number":0
       },
       "codigoMensagem":1,
       "mensagem":"Ok."
    }
                        
  • O que é

    Serviço que retorna a listagem dos trâmites de uma reclamação específica. Alguns dos parâmetros de filtragem são opcionais, e por isso, devem ser passados como parâmetros da requisição, podendo ser omitidos caso não sejam utilizados.


    URL: {url-ambiente}/tramites/reclamacao/{numeroProtocolo}/listar

    Método HTTP: GET.


    Parâmetros de Envio

    Campo Formato Obrigatório Tipo Descrição
    Content-Type Texto Sim
    valor fixo: application/json;charset=UTF-8
    Host Texto Sim
    valor endereço root de acesso sem 'https'. Depende da {url-ambiente}. É provável que seu client coloque por padrão, caso tenha erro 'HANDSHAKE_FAILURE', tente retirar esse item.
    Accept Texto Sim
    valor fixo: application/json
    User-Agent Texto Sim
    valor fixo: api-consumidor
    Authorization Texto Sim
    Token de acesso. Exemplo de valor: Bearer b895ec3c0e14d76967b564e2fa795862. Mais informações veja o Serviço de Segurança.
    versao Texto Sim
    Número da versão do sistema Webservice. Exemplo de valor: 1.0. A versões disponíveis estarão contidas nesta página.
    cpfAutorizado Numérico Sim
    CPF do usuário autorizado. Deve ser um usuário válido ativo da credenciada.
    numeroProtocolo Numérico Sim
    Número do protocolo, que identifica uma única reclamação.
    dataInicioPeriodo Texto Não
    Data inicial da criação do trâmite, no formato 'dd-MM-yyyy'. É obrigatório.
    horaInicioPeriodo Texto Não
    Hora referente a data inicial da criação do trâmite, no formato 'HH:mm:ss'. Caso não preenchida assumirá '00:00:00'.
    dataFimPeriodo Texto Não
    Data final da criação do trâmite, no formato 'dd-MM-yyyy'. É obrigatório.
    horaFimPeriodo Texto Não
    Hora referente a data final da criação do trâmite, no formato 'HH:mm:ss'. Caso não preenchida assumirá '23:59:59'.
    codigoTipoTramite Numérico Não
    Tipo de Trâmite para filtrar os resultados.

    Campos da Resposta

    Campo Formato Obrigatório Descrição
    codigoMensagem Numérico Sim Código de retorno. Mais detalhes na Aba de Mensagens.
    mensagem Texto Sim Mensagem de retorno. Mais detalhes na Aba de Mensagens.
    dados Lista Não Lista de com os dados retornados. Caso não exista retorno ou ocorra erro, será omitido.

    Campos dentro da Lista de Dados

    Campo Formato Obrigatório Descrição
    codigo Numérico Sim Código do trâmite.
    tipo Objeto Sim Código e Descrição do tipo do trâmite. Como a descrição poderá sofrer mudanças no texto, é aconselhado a relação da chave 'código' com as listagens do Cadastros Básicos para consistência.
    data Texto Sim Data de criação do trâmite. Formato 'dd/MM/yyyy HH:mm:ss'.
    autor Texto Sim Autor do trâmite.
    protocoloReclamacao Numérico Sim Número do protocolo da reclamação referente ao trâmite.
    textos Lista Sim Listagem com os textos do trâmite.
    anexos Lista Não Listagem com os possíveis anexos do trâmite, sem os bytes do arquivo, mas cada anexo há opção para baixar os bytes em Base64.

    Exemplo de Resposta

    {
       "codigoMensagem":1,
       "mensagem":"Ok.",
       "dados":[
          {  
             "codigo":1,
             "tipo":{  
                "codigo":1,
                "descricao":"Abertura da Reclamação"
             },
             "data":"05/08/2014 16:49:26",
             "autor":"(autor)",
             "protocoloReclamacao":20140100000001261,
             "textos":[  
                {  
                   "texto":"N",
                   "tipo":{  
                        "codigo":1,
                        "descricao":"Indicador de Contato com o Fornecedor"
                   }
                },
                {  
                   "texto":"Reclamar em nome de terceiros.",
                   "tipo":{  
                        "codigo":3,
                        "descricao":"Descrição da Reclamação"
                   }
                },
                {  
                   "texto":"Utilizar ou enviar informações ilegais, agressivas, caluniosas, abusivas, difamatórias, obscenas, invasivas a privacidade de terceiros, ou que atentem contra os bons costumes, a moral ou ainda que contrariem a ordem pública.",
                   "tipo":{  
                        "codigo":4,
                        "descricao":"Pedido da Reclamação"
                   }
                }
             ]
          },
          {  
             "codigo":2,
             "tipo":{  
                "codigo":2,
                "descricao":"Recebido pelo Fornecedor"
             },
             "data":"05/08/2014 16:49:46",
             "autor":"(empresa)",
             "protocoloReclamacao":20140100000001261,
             "textos":[  
                {  
                   "texto":"(Sem Detalhes)",
                   "tipo":{  
                        "codigo":9,
                        "descricao":"Texto do Sistema"
                   }
                }
             ]
          }
       ]
    }
                        

Alterações em Reclamações:

  • O que é

    Serviço para complementar uma reclamação, com ou sem anexo. O usuário deve ter permissão para efetuar esta ação.

    Os dados devem ser um texto Json compatíveis com os parâmetros.


    URL: {url-ambiente}/reclamacao/{numeroProtocolo}/complementar

    Método HTTP: POST.


    Parâmetros de Envio

    Campo Formato Obrigatório Tipo Descrição
    Content-Type Texto Sim
    valor fixo: application/json;charset=UTF-8
    Host Texto Sim
    valor endereço root de acesso sem 'https'. Depende da {url-ambiente}. É provável que seu client coloque por padrão, caso tenha erro 'HANDSHAKE_FAILURE', tente retirar esse item.
    Accept Texto Sim
    valor fixo: application/json
    User-Agent Texto Sim
    valor fixo: api-consumidor
    Authorization Texto Sim
    Token de acesso. Exemplo de valor: Bearer b895ec3c0e14d76967b564e2fa795862. Mais informações veja o Serviço de Segurança.
    versao Texto Sim
    Número da versão do sistema Webservice. Exemplo de valor: 1.0. A versões disponíveis estarão contidas nesta página.
    cpfAutorizado Numérico Sim
    CPF do usuário autorizado. Deve ser um usuário válido ativo da credenciada.
    numeroProtocolo Numérico Sim
    Número do protocolo, que identifica uma única reclamação.
    texto Numérico Sim
    Lista de objetos anexos. Opcional, mas caso passe, o usuário deve ser permissão para anexar. É o segundo atributo do JSon de envio.
    anexos Lista Não
    Texto do complemento. É o primeiro atributo do JSon de envio.

    Parâmetros do Anexo

    Campo Formato Obrigatório Tipo Descrição
    nome Texto Sim
    Nome do arquivo com a extensão.
    tamanho Numérico Sim
    Tamanho do arquivo em bytes.
    arquivoBase64 Texto Sim
    O conteúdo do arquivo. Texto base64 de um array de bytes.

    Campos da Resposta

    Campo Formato Obrigatório Descrição
    codigoMensagem Numérico Sim Código de retorno. Mais detalhes na Aba de Mensagens.
    mensagem Texto Sim Mensagem de retorno. Mais detalhes na Aba de Mensagens.
    tipo Objeto Sim Código e Descrição do tipo do trâmite. Como a descrição poderá sofrer mudanças no texto, é aconselhado a relação da chave 'código' com as listagens do Cadastros Básicos para consistência.
    data Texto Sim Data de criação do trâmite. Formato 'dd/MM/yyyy HH:mm:ss'.
    codigo Numérico Sim Código do trâmite.
    protocoloReclamacao Numérico Sim Número do protocolo da reclamação referente ao trâmite.

    Exemplo de Resposta

    {  
       "codigoMensagem":1,
       "mensagem":"Ok.",
       "codigo":1,
       "tipo":{
          "codigo":6,
          "descricao":"Complemento da Reclamação"
       },
       "data":"05/08/2014 16:49:26",
       "protocoloReclamacao":20140100000001261
    }
                        
  • O que é

    Serviço para responder uma reclamação ao consumidor, com ou sem anexo. O usuário deve ter permissão para efetuar esta ação.

    Os dados devem ser um texto Json compatíveis com os parâmetros.


    URL: {url-ambiente}/reclamacao/{numeroProtocolo}/responder

    Método HTTP: POST.


    Parâmetros de Envio

    Campo Formato Obrigatório Tipo Descrição
    Content-Type Texto Sim
    valor fixo: application/json;charset=UTF-8
    Host Texto Sim
    valor endereço root de acesso sem 'https'. Depende da {url-ambiente}. É provável que seu client coloque por padrão, caso tenha erro 'HANDSHAKE_FAILURE', tente retirar esse item.
    Accept Texto Sim
    valor fixo: application/json
    User-Agent Texto Sim
    valor fixo: api-consumidor
    Authorization Texto Sim
    Token de acesso. Exemplo de valor: Bearer b895ec3c0e14d76967b564e2fa795862. Mais informações veja o Serviço de Segurança.
    versao Texto Sim
    Número da versão do sistema Webservice. Exemplo de valor: 1.0. A versões disponíveis estarão contidas nesta página.
    cpfAutorizado Numérico Sim
    CPF do usuário autorizado. Deve ser um usuário válido ativo da credenciada.
    numeroProtocolo Numérico Sim
    Número do protocolo, que identifica uma única reclamação.
    texto Numérico Sim
    Lista de objetos anexos. Opcional, mas caso passe, o usuário deve ser permissão para anexar. É o segundo atributo do JSon de envio.
    anexos Lista Não
    Texto do complemento. É o primeiro atributo do JSon de envio.

    Parâmetros do Anexo

    Campo Formato Obrigatório Tipo Descrição
    nome Texto Sim
    Nome do arquivo com a extensão.
    tamanho Numérico Sim
    Tamanho do arquivo em bytes.
    arquivoBase64 Texto Sim
    O conteúdo do arquivo. Texto base64 de um array de bytes.

    Campos da Resposta

    Campo Formato Obrigatório Descrição
    codigoMensagem Numérico Sim Código de retorno. Mais detalhes na Aba de Mensagens.
    mensagem Texto Sim Mensagem de retorno. Mais detalhes na Aba de Mensagens.
    tipo Objeto Sim Código e Descrição do tipo do trâmite. Como a descrição poderá sofrer mudanças no texto, é aconselhado a relação da chave 'código' com as listagens do Cadastros Básicos para consistência.
    data Texto Sim Data de criação do trâmite. Formato 'dd/MM/yyyy HH:mm:ss'.
    codigo Numérico Sim Código do trâmite.
    protocoloReclamacao Numérico Sim Número do protocolo da reclamação referente ao trâmite.

    Exemplo de Resposta

    {  
       "codigoMensagem":1,
       "mensagem":"Ok.",
       "codigo":1,
       "tipo":{
          "codigo":3,
          "descricao":"Resposta"
       },
       "data":"05/08/2014 16:49:26",
       "protocoloReclamacao":20140100000001261
    }
                        
  • O que é

    Serviço para encaminhar uma reclamação para análise do gestor, com ou sem anexo. O usuário deve ter permissão para efetuar esta ação.

    Os dados devem ser um texto Json compatíveis com os parâmetros.


    URL: {url-ambiente}/reclamacao/{numeroProtocolo}/recusar

    Método HTTP: POST.


    Parâmetros de Envio

    Campo Formato Obrigatório Tipo Descrição
    Content-Type Texto Sim
    valor fixo: application/json;charset=UTF-8
    Host Texto Sim
    valor endereço root de acesso sem 'https'. Depende da {url-ambiente}. É provável que seu client coloque por padrão, caso tenha erro 'HANDSHAKE_FAILURE', tente retirar esse item.
    Accept Texto Sim
    valor fixo: application/json
    User-Agent Texto Sim
    valor fixo: api-consumidor
    Authorization Texto Sim
    Token de acesso. Exemplo de valor: Bearer b895ec3c0e14d76967b564e2fa795862. Mais informações veja o Serviço de Segurança.
    versao Texto Sim
    Número da versão do sistema Webservice. Exemplo de valor: 1.0. A versões disponíveis estarão contidas nesta página.
    cpfAutorizado Numérico Sim
    CPF do usuário autorizado. Deve ser um usuário válido ativo da credenciada.
    numeroProtocolo Numérico Sim
    Número do protocolo, que identifica uma única reclamação.
    texto Numérico Sim
    Lista de objetos anexos. Opcional, mas caso passe, o usuário deve ser permissão para anexar. É o segundo atributo do JSon de envio.
    anexos Lista Não
    Texto do complemento. É o primeiro atributo do JSon de envio.

    Parâmetros do Anexo

    Campo Formato Obrigatório Tipo Descrição
    nome Texto Sim
    Nome do arquivo com a extensão.
    tamanho Numérico Sim
    Tamanho do arquivo em bytes.
    arquivoBase64 Texto Sim
    O conteúdo do arquivo. Texto base64 de um array de bytes.

    Campos da Resposta

    Campo Formato Obrigatório Descrição
    codigoMensagem Numérico Sim Código de retorno. Mais detalhes na Aba de Mensagens.
    mensagem Texto Sim Mensagem de retorno. Mais detalhes na Aba de Mensagens.
    tipo Objeto Sim Código e Descrição do tipo do trâmite. Como a descrição poderá sofrer mudanças no texto, é aconselhado a relação da chave 'código' com as listagens do Cadastros Básicos para consistência.
    data Texto Sim Data de criação do trâmite. Formato 'dd/MM/yyyy HH:mm:ss'.
    codigo Numérico Sim Código do trâmite.
    protocoloReclamacao Numérico Sim Número do protocolo da reclamação referente ao trâmite.

    Exemplo de Resposta

    {  
       "codigoMensagem":1,
       "mensagem":"Ok.",
       "codigo":1,
       "tipo":{
          "codigo":8,
          "descricao":"Recusado"
       },
       "data":"05/08/2014 16:49:26",
       "protocoloReclamacao":20140100000001261
    }
                        
  • O que é

    Serviço para redirecionar uma reclamação para outra empresa de mesmo grupo econômico. O usuário deve ter permissáo para efetuar esta ação.

    Os dados devem ser um texto Json compatíveis com os parâmetros.


    URL: {url-ambiente}/reclamacao/{numeroProtocolo}/redirecionar

    Método HTTP: POST.


    Parâmetros de Envio

    Campo Formato Obrigatório Tipo Descrição
    Content-Type Texto Sim
    valor fixo: application/json;charset=UTF-8
    Host Texto Sim
    valor endereço root de acesso sem 'https'. Depende da {url-ambiente}. É provável que seu client coloque por padrão, caso tenha erro 'HANDSHAKE_FAILURE', tente retirar esse item.
    Accept Texto Sim
    valor fixo: application/json
    User-Agent Texto Sim
    valor fixo: api-consumidor
    Authorization Texto Sim
    Token de acesso. Exemplo de valor: Bearer b895ec3c0e14d76967b564e2fa795862. Mais informações veja o Serviço de Segurança.
    versao Texto Sim
    Número da versão do sistema Webservice. Exemplo de valor: 1.0. A versões disponíveis estarão contidas nesta página.
    cpfAutorizado Numérico Sim
    CPF do usuário autorizado. Deve ser um usuário válido ativo da credenciada.
    numeroProtocolo Numérico Sim
    Número do protocolo, que identifica uma única reclamação.
    identificacaoEmpresaGrupo Numérico Sim
    Código da empresa para redirecionamento.
    texto Numérico Sim
    Lista de objetos anexos. Opcional, mas caso passe, o usuário deve ser permissão para anexar. É o segundo atributo do JSon de envio.

    Campos da Resposta

    Campo Formato Obrigatório Descrição
    codigoMensagem Numérico Sim Código de retorno. Mais detalhes na Aba de Mensagens.
    mensagem Texto Sim Mensagem de retorno. Mais detalhes na Aba de Mensagens.
    tipo Objeto Sim Código e Descrição do tipo do trâmite. Como a descrição poderá sofrer mudanças no texto, é aconselhado a relação da chave 'código' com as listagens do Cadastros Básicos para consistência.
    data Texto Sim Data de criação do trâmite. Formato 'dd/MM/yyyy HH:mm:ss'.
    codigo Numérico Sim Código do trâmite.
    protocoloReclamacao Numérico Sim Número do protocolo da reclamação referente ao trâmite.

    Exemplo de Resposta

    {  
       "codigoMensagem":1,
       "mensagem":"Ok.",
       "codigo":1,
       "tipo":{
          "codigo":10,
          "descricao":"Alteracao Fornecedor"
       },
       "data":"05/08/2014 16:49:26",
       "protocoloReclamacao":20140100000001261
    }
                        

Cadastros Básicos:

  • O que é

    Serviço que retorna a listagem de situações com código e descrição. Deve ser utilizado para o filtro da listagem de reclamações ou dados que retornem somente o código.


    URL: {url-ambiente}/cadastros/situacoes/listar

    Método HTTP: GET.


    Parâmetros de Envio

    Campo Formato Obrigatório Tipo Descrição
    Content-Type Texto Sim
    valor fixo: application/json;charset=UTF-8
    Host Texto Sim
    valor endereço root de acesso sem 'https'. Depende da {url-ambiente}. É provável que seu client coloque por padrão, caso tenha erro 'HANDSHAKE_FAILURE', tente retirar esse item.
    Accept Texto Sim
    valor fixo: application/json
    User-Agent Texto Sim
    valor fixo: api-consumidor
    Authorization Texto Sim
    Token de acesso. Exemplo de valor: Bearer b895ec3c0e14d76967b564e2fa795862. Mais informações veja o Serviço de Segurança.
    versao Texto Sim
    Número da versão do sistema Webservice. Exemplo de valor: 1.0. A versões disponíveis estarão contidas nesta página.
    cpfAutorizado Numérico Sim
    CPF do usuário autorizado. Deve ser um usuário válido ativo da credenciada.

    Campos da Resposta

    Campo Formato Obrigatório Descrição
    codigoMensagem Numérico Sim Código de retorno. Mais detalhes na Aba de Mensagens.
    mensagem Texto Sim Mensagem de retorno. Mais detalhes na Aba de Mensagens.
    dados Lista Não Lista de com os dados retornados. Caso não exista retorno ou ocorra erro, será omitido.

    Campos dentro da Lista de Dados

    Campo Formato Obrigatório Descrição
    codigo Numérico Sim Código único do dado.
    descricao Texto Sim Descrição ou nome do dado.

    Exemplo de Resposta

    {  
       "codigoMensagem":1,
       "mensagem":"Ok.",
       "dados":[  
          {  
             "codigo":1,
             "descricao":"Aberta"
          },
          {  
             "codigo":2,
             "descricao":"Em análise pelo fornecedor"
          },
          {  
             "codigo":3,
             "descricao":"Encerrada"
          },
          {  
             "codigo":4,
             "descricao":"Finalizada avaliada"
          },
          {  
             "codigo":5,
             "descricao":"Finalizada não avaliada"
          }
       ]
    }
                        
  • O que é

    Serviço que retorna a listagem de meios de consumo com código e descrição. Deve ser utilizado para o filtro da listagem de reclamações ou dados que retornem somente o código.


    URL: {url-ambiente}/cadastros/meiosconsumo/listar

    Método HTTP: GET.


    Parâmetros de Envio

    Campo Formato Obrigatório Tipo Descrição
    Content-Type Texto Sim
    valor fixo: application/json;charset=UTF-8
    Host Texto Sim
    valor endereço root de acesso sem 'https'. Depende da {url-ambiente}. É provável que seu client coloque por padrão, caso tenha erro 'HANDSHAKE_FAILURE', tente retirar esse item.
    Accept Texto Sim
    valor fixo: application/json
    User-Agent Texto Sim
    valor fixo: api-consumidor
    Authorization Texto Sim
    Token de acesso. Exemplo de valor: Bearer b895ec3c0e14d76967b564e2fa795862. Mais informações veja o Serviço de Segurança.
    versao Texto Sim
    Número da versão do sistema Webservice. Exemplo de valor: 1.0. A versões disponíveis estarão contidas nesta página.
    cpfAutorizado Numérico Sim
    CPF do usuário autorizado. Deve ser um usuário válido ativo da credenciada.

    Campos da Resposta

    Campo Formato Obrigatório Descrição
    codigoMensagem Numérico Sim Código de retorno. Mais detalhes na Aba de Mensagens.
    mensagem Texto Sim Mensagem de retorno. Mais detalhes na Aba de Mensagens.
    dados Lista Não Lista de com os dados retornados. Caso não exista retorno ou ocorra erro, será omitido.

    Campos dentro da Lista de Dados

    Campo Formato Obrigatório Descrição
    codigo Numérico Sim Código único do dado.
    descricao Texto Sim Descrição ou nome do dado.

    Exemplo de Resposta

    {  
       "codigoMensagem":1,
       "mensagem":"Ok.",
       "dados":[  
          {  
             "codigo":1,
             "descricao":"Internet"
          },
          {  
             "codigo":2,
             "descricao":"Loja física"
          },
          {  
             "codigo":3,
             "descricao":"Telefone"
          },
          {  
             "codigo":4,
             "descricao":"Catálogo"
          },
          {  
             "codigo":5,
             "descricao":"Domicílio"
          }
       ]
    }
                        
  • O que é

    Serviço que retorna a listagem de tipos de trâmites com código e descrição. Deve ser utilizado para o filtro da listagem de reclamaçães ou dados que retornem somente o código.


    URL: {url-ambiente}/cadastros/tipostramite/listar

    Método HTTP: GET.


    Parâmetros de Envio

    Campo Formato Obrigatório Tipo Descrição
    Content-Type Texto Sim
    valor fixo: application/json;charset=UTF-8
    Host Texto Sim
    valor endereço root de acesso sem 'https'. Depende da {url-ambiente}. É provável que seu client coloque por padrão, caso tenha erro 'HANDSHAKE_FAILURE', tente retirar esse item.
    Accept Texto Sim
    valor fixo: application/json
    User-Agent Texto Sim
    valor fixo: api-consumidor
    Authorization Texto Sim
    Token de acesso. Exemplo de valor: Bearer b895ec3c0e14d76967b564e2fa795862. Mais informações veja o Serviço de Segurança.
    versao Texto Sim
    Número da versão do sistema Webservice. Exemplo de valor: 1.0. A versões disponíveis estarão contidas nesta página.
    cpfAutorizado Numérico Sim
    CPF do usuário autorizado. Deve ser um usuário válido ativo da credenciada.

    Campos da Resposta

    Campo Formato Obrigatório Descrição
    codigoMensagem Numérico Sim Código de retorno. Mais detalhes na Aba de Mensagens.
    mensagem Texto Sim Mensagem de retorno. Mais detalhes na Aba de Mensagens.
    dados Lista Não Lista de com os dados retornados. Caso não exista retorno ou ocorra erro, será omitido.

    Campos dentro da Lista de Dados

    Campo Formato Obrigatório Descrição
    codigo Numérico Sim Código único do dado.
    descricao Texto Sim Descrição ou nome do dado.

    Exemplo de Resposta

    {  
       "codigoMensagem":1,
       "mensagem":"Ok.",
       "dados":[  
          {  
             "codigo":1,
             "descricao":"Abertura da reclamação"
          },
          {  
             "codigo":2,
             "descricao":"Visualizada pelo fornecedor"
          },
          {  
             "codigo":3,
             "descricao":"Resposta do fornecedor"
          },
          {  
             "codigo":4,
             "descricao":"Avaliação do consumidor"
          },
          {  
             "codigo":5,
             "descricao":"Reclamação finalizada"
          },
          {  
             "codigo":6,
             "descricao":"Complemento da reclamação"
          }
       ]
    }
                        
  • O que é

    Serviço que retorna a listagem de procons com código e descrição. Deve ser utilizado para o filtro da listagem de reclamações ou dados que retornem somente o código.


    URL: {url-ambiente}/cadastros/procons/listar

    Método HTTP: GET.


    Parâmetros de Envio

    Campo Formato Obrigatório Tipo Descrição
    Content-Type Texto Sim
    valor fixo: application/json;charset=UTF-8
    Host Texto Sim
    valor endereço root de acesso sem 'https'. Depende da {url-ambiente}. É provável que seu client coloque por padrão, caso tenha erro 'HANDSHAKE_FAILURE', tente retirar esse item.
    Accept Texto Sim
    valor fixo: application/json
    User-Agent Texto Sim
    valor fixo: api-consumidor
    Authorization Texto Sim
    Token de acesso. Exemplo de valor: Bearer b895ec3c0e14d76967b564e2fa795862. Mais informações veja o Serviço de Segurança.
    versao Texto Sim
    Número da versão do sistema Webservice. Exemplo de valor: 1.0. A versões disponíveis estarão contidas nesta página.
    cpfAutorizado Numérico Sim
    CPF do usuário autorizado. Deve ser um usuário válido ativo da credenciada.

    Campos da Resposta

    Campo Formato Obrigatório Descrição
    codigoMensagem Numérico Sim Código de retorno. Mais detalhes na Aba de Mensagens.
    mensagem Texto Sim Mensagem de retorno. Mais detalhes na Aba de Mensagens.
    dados Lista Não Lista de com os dados retornados. Caso não exista retorno ou ocorra erro, será omitido.

    Campos dentro da Lista de Dados

    Campo Formato Obrigatório Descrição
    codigo Numérico Sim Código único do dado.
    descricao Texto Sim Descrição ou nome do dado.

    Exemplo de Resposta

    {  
       "codigoMensagem":1,
       "mensagem":"Ok.",
       "dados":[  
          {  
             "codigo":20140106000000201,
             "descricao":"Procon Acre"
          },
          {  
             "codigo":20140106000000202,
             "descricao":"Procon DF"
          },
          {  
             "codigo":20140106000000203,
             "descricao":"SENACON"
          }
       ]
    }
                        
  • O que é

    Serviço que retorna a listagem de tipos de texto dos trâmites, com código e descrição. Deve ser utilizado para o filtro da listagem de reclamações ou dados que retornem somente o código.


    URL: {url-ambiente}/cadastros/tipostextotramite/listar

    Método HTTP: GET.


    Parâmetros de Envio

    Campo Formato Obrigatório Tipo Descrição
    Content-Type Texto Sim
    valor fixo: application/json;charset=UTF-8
    Host Texto Sim
    valor endereço root de acesso sem 'https'. Depende da {url-ambiente}. É provável que seu client coloque por padrão, caso tenha erro 'HANDSHAKE_FAILURE', tente retirar esse item.
    Accept Texto Sim
    valor fixo: application/json
    User-Agent Texto Sim
    valor fixo: api-consumidor
    Authorization Texto Sim
    Token de acesso. Exemplo de valor: Bearer b895ec3c0e14d76967b564e2fa795862. Mais informações veja o Serviço de Segurança.
    versao Texto Sim
    Número da versão do sistema Webservice. Exemplo de valor: 1.0. A versões disponíveis estarão contidas nesta página.
    cpfAutorizado Numérico Sim
    CPF do usuário autorizado. Deve ser um usuário válido ativo da credenciada.

    Campos da Resposta

    Campo Formato Obrigatório Descrição
    codigoMensagem Numérico Sim Código de retorno. Mais detalhes na Aba de Mensagens.
    mensagem Texto Sim Mensagem de retorno. Mais detalhes na Aba de Mensagens.
    dados Lista Não Lista de com os dados retornados. Caso não exista retorno ou ocorra erro, será omitido.

    Campos dentro da Lista de Dados

    Campo Formato Obrigatório Descrição
    codigo Numérico Sim Código único do dado.
    descricao Texto Sim Descrição ou nome do dado.

    Exemplo de Resposta

    {  
       "codigoMensagem":1,
       "mensagem":"Ok.",
       "dados":[  
          {  
             "codigo":1,
             "descricao":"Indicador de contato com o fornecedor"
          },
          {  
             "codigo":7,
             "descricao":"Índice de satisfação do consumidor"
          },
          {  
             "codigo":1005,
             "descricao":"Código/Matrícula da unidade consumidora"
          },
          {  
             "codigo":1008,
             "descricao":"Valor da Parcela"
          }
       ]
    }
                        
  • O que é

    Serviço que retorna a listagem dos fornecedores do meu grupo econômico, com código e descrição. Deve ser utilizado para o filtro da listagem de reclamações ou dados que retornem somente o código. A restrição ao grupo é feito internamente pela credenciada de acesso.


    URL: {url-ambiente}/cadastros/subsidiarias/listar

    Método HTTP: GET.


    Parâmetros de Envio

    Campo Formato Obrigatório Tipo Descrição
    Content-Type Texto Sim
    valor fixo: application/json;charset=UTF-8
    Host Texto Sim
    valor endereço root de acesso sem 'https'. Depende da {url-ambiente}. É provável que seu client coloque por padrão, caso tenha erro 'HANDSHAKE_FAILURE', tente retirar esse item.
    Accept Texto Sim
    valor fixo: application/json
    User-Agent Texto Sim
    valor fixo: api-consumidor
    Authorization Texto Sim
    Token de acesso. Exemplo de valor: Bearer b895ec3c0e14d76967b564e2fa795862. Mais informações veja o Serviço de Segurança.
    versao Texto Sim
    Número da versão do sistema Webservice. Exemplo de valor: 1.0. A versões disponíveis estarão contidas nesta página.
    cpfAutorizado Numérico Sim
    CPF do usuário autorizado. Deve ser um usuário válido ativo da credenciada.

    Campos da Resposta

    Campo Formato Obrigatório Descrição
    codigoMensagem Numérico Sim Código de retorno. Mais detalhes na Aba de Mensagens.
    mensagem Texto Sim Mensagem de retorno. Mais detalhes na Aba de Mensagens.
    dados Lista Não Lista de com os dados retornados. Caso não exista retorno ou ocorra erro, será omitido.

    Campos dentro da Lista de Dados

    Campo Formato Obrigatório Descrição
    codigo Numérico Sim Código único do dado.
    descricao Texto Sim Descrição ou nome do dado.

    Exemplo de Resposta

        {
           "codigoMensagem":1,
           "mensagem":"Ok.",
           "dados":[
              {
                 "codigo":20140106000000001,
                 "descricao":"BANKPAR "
              },
              {
                 "codigo":20140106000000002,
                 "descricao":"BRADESCARD"
              },
              {
                 "codigo":20140106000000003,
                 "descricao":"BRADESCO"
              },
              {
                 "codigo":20140106000000004,
                 "descricao":"BRADESCO FINANCIAMENTOS"
              },
              {
                 "codigo":20140106000000005,
                 "descricao":"BRADESCO SEGUROS"
              }
           ]
        }
                            
  • O que é

    Serviço que retorna a listagem de municípos por estado, com código e descrição. Deve ser utilizado para o filtro da listagem de reclamações ou dados que retornem somente o código.


    URL: {url-ambiente}/cadastros/uf/{siglaUF}/municipios/listar

    Método HTTP: GET.


    Parâmetros de Envio

    Campo Formato Obrigatório Tipo Descrição
    Content-Type Texto Sim
    valor fixo: application/json;charset=UTF-8
    Host Texto Sim
    valor endereço root de acesso sem 'https'. Depende da {url-ambiente}. É provável que seu client coloque por padrão, caso tenha erro 'HANDSHAKE_FAILURE', tente retirar esse item.
    Accept Texto Sim
    valor fixo: application/json
    User-Agent Texto Sim
    valor fixo: api-consumidor
    Authorization Texto Sim
    Token de acesso. Exemplo de valor: Bearer b895ec3c0e14d76967b564e2fa795862. Mais informações veja o Serviço de Segurança.
    versao Texto Sim
    Número da versão do sistema Webservice. Exemplo de valor: 1.0. A versões disponíveis estarão contidas nesta página.
    cpfAutorizado Numérico Sim
    CPF do usuário autorizado. Deve ser um usuário válido ativo da credenciada.
    siglaUF Texto Sim
    Sigla do estado dos municípios a serem pesquisados. Ex: PA, SP, MS, DF.

    Campos da Resposta

    Campo Formato Obrigatório Descrição
    codigoMensagem Numérico Sim Código de retorno. Mais detalhes na Aba de Mensagens.
    mensagem Texto Sim Mensagem de retorno. Mais detalhes na Aba de Mensagens.
    dados Lista Não Lista de com os dados retornados. Caso não exista retorno ou ocorra erro, será omitido.

    Campos dentro da Lista de Dados

    Campo Formato Obrigatório Descrição
    codigo Numérico Sim Código único do dado.
    descricao Texto Sim Descrição ou nome do dado.

    Exemplo de Resposta

    {
       "codigoMensagem":1,
       "mensagem":"Ok.",
       "dados":[
          {
             "codigo":0000001,
             "descricao":"Acrelândia"
          },
          {
             "codigo":0000002,
             "descricao":"Brasilíia"
          },
          {
             "codigo":0000003,
             "descricao":"Capixaba"
          },
          {
             "codigo":0000004,
             "descricao":"Epitaciolândia"
          },
          {
             "codigo":0000005,
             "descricao":"Feijó"
          },
          {
             "codigo":0000006,
             "descricao":"Porto Walter"
          },
          {
             "codigo":0000007,
             "descricao":"Rio Branco"
          },
          {
             "codigo":0000008,
             "descricao":"Xapuri"
          }
       ]
    }
                        
  • O que é

    Serviço que retorna a listagem de áreas com código e descrição. Deve ser utilizado para o filtro da listagem de reclamações ou dados que retornem somente o código.


    URL: {url-ambiente}/cadastros/areas/listar

    Método HTTP: GET.


    Parâmetros de Envio

    Campo Formato Obrigatório Tipo Descrição
    Content-Type Texto Sim
    valor fixo: application/json;charset=UTF-8
    Host Texto Sim
    valor endereço root de acesso sem 'https'. Depende da {url-ambiente}. É provável que seu client coloque por padrão, caso tenha erro 'HANDSHAKE_FAILURE', tente retirar esse item.
    Accept Texto Sim
    valor fixo: application/json
    User-Agent Texto Sim
    valor fixo: api-consumidor
    Authorization Texto Sim
    Token de acesso. Exemplo de valor: Bearer b895ec3c0e14d76967b564e2fa795862. Mais informações veja o Serviço de Segurança.
    versao Texto Sim
    Número da versão do sistema Webservice. Exemplo de valor: 1.0. A versões disponíveis estarão contidas nesta página.
    cpfAutorizado Numérico Sim
    CPF do usuário autorizado. Deve ser um usuário válido ativo da credenciada.

    Campos da Resposta

    Campo Formato Obrigatório Descrição
    codigoMensagem Numérico Sim Código de retorno. Mais detalhes na Aba de Mensagens.
    mensagem Texto Sim Mensagem de retorno. Mais detalhes na Aba de Mensagens.
    dados Lista Não Lista de com os dados retornados. Caso não exista retorno ou ocorra erro, será omitido.

    Campos dentro da Lista de Dados

    Campo Formato Obrigatório Descrição
    codigo Numérico Sim Código único do dado.
    descricao Texto Sim Descrição ou nome do dado.

    Exemplo de Resposta

    {
       "codigoMensagem":1,
       "mensagem":"Ok.",
       "dados":[
          {
             "codigo":1,
             "descricao":"Produtos de telefonia e informática"
          },
          {
             "codigo":2,
             "descricao":"Telecomunicações"
          },
          {
             "codigo":3,
             "descricao":"Transportes"
          }
       ]
    }
                        
  • O que é

    Serviço que retorna a listagem de assuntos de uma área, com código e descrição. Deve ser utilizado para o filtro da listagem de reclamações ou dados que retornem somente o código.


    URL: {url-ambiente}/cadastros/area/{codigoArea}/assuntos/listar

    Método HTTP: GET.


    Parâmetros de Envio

    Campo Formato Obrigatório Tipo Descrição
    Content-Type Texto Sim
    valor fixo: application/json;charset=UTF-8
    Host Texto Sim
    valor endereço root de acesso sem 'https'. Depende da {url-ambiente}. É provável que seu client coloque por padrão, caso tenha erro 'HANDSHAKE_FAILURE', tente retirar esse item.
    Accept Texto Sim
    valor fixo: application/json
    User-Agent Texto Sim
    valor fixo: api-consumidor
    Authorization Texto Sim
    Token de acesso. Exemplo de valor: Bearer b895ec3c0e14d76967b564e2fa795862. Mais informações veja o Serviço de Segurança.
    versao Texto Sim
    Número da versão do sistema Webservice. Exemplo de valor: 1.0. A versões disponíveis estarão contidas nesta página.
    cpfAutorizado Numérico Sim
    CPF do usuário autorizado. Deve ser um usuário válido ativo da credenciada.
    codigoArea Numérico Sim
    Código da área das reclamações.

    Campos da Resposta

    Campo Formato Obrigatório Descrição
    codigoMensagem Numérico Sim Código de retorno. Mais detalhes na Aba de Mensagens.
    mensagem Texto Sim Mensagem de retorno. Mais detalhes na Aba de Mensagens.
    dados Lista Não Lista de com os dados retornados. Caso não exista retorno ou ocorra erro, será omitido.

    Campos dentro da Lista de Dados

    Campo Formato Obrigatório Descrição
    codigo Numérico Sim Código único do dado.
    descricao Texto Sim Descrição ou nome do dado.

    Exemplo de Resposta

    {
       "codigoMensagem":1,
       "mensagem":"Ok.",
       "dados":[
          {
             "codigo":1,
             "descricao":"Aparelho de telefone fixo / interfone"
          },
          {
             "codigo":2,
             "descricao":"Demais aparelhos de comunicação"
          },
          {
             "codigo":3,
             "descricao":"Microcomputador e laptops"
          }
       ]
    }
                        
  • O que é

    Serviço que retorna a listagem de problemas de um assunto, com código e descrição. Deve ser utilizado para o filtro da listagem de reclamações ou dados que retornem somente o código.


    URL: {url-ambiente}/cadastros/assunto/{codigoAssunto}/problemas/listar

    Método HTTP: GET.


    Parâmetros de Envio

    Campo Formato Obrigatório Tipo Descrição
    Content-Type Texto Sim
    valor fixo: application/json;charset=UTF-8
    Host Texto Sim
    valor endereço root de acesso sem 'https'. Depende da {url-ambiente}. É provável que seu client coloque por padrão, caso tenha erro 'HANDSHAKE_FAILURE', tente retirar esse item.
    Accept Texto Sim
    valor fixo: application/json
    User-Agent Texto Sim
    valor fixo: api-consumidor
    Authorization Texto Sim
    Token de acesso. Exemplo de valor: Bearer b895ec3c0e14d76967b564e2fa795862. Mais informações veja o Serviço de Segurança.
    versao Texto Sim
    Número da versão do sistema Webservice. Exemplo de valor: 1.0. A versões disponíveis estarão contidas nesta página.
    cpfAutorizado Numérico Sim
    CPF do usuário autorizado. Deve ser um usuário válido ativo da credenciada.
    codigoAssunto Numérico Sim
    Código do assunto relacionado com a área.

    Campos da Resposta

    Campo Formato Obrigatório Descrição
    codigoMensagem Numérico Sim Código de retorno. Mais detalhes na Aba de Mensagens.
    mensagem Texto Sim Mensagem de retorno. Mais detalhes na Aba de Mensagens.
    dados Lista Não Lista de com os dados retornados. Caso não exista retorno ou ocorra erro, será omitido.

    Campos dentro da Lista de Dados

    Campo Formato Obrigatório Descrição
    codigo Numérico Sim Código único do dado.
    descricao Texto Sim Descrição ou nome do dado.

    Exemplo de Resposta

    {
       "codigoMensagem":1,
       "mensagem":"Ok.",
       "dados":[
          {
             "codigo":1,
             "descricao":"Dificuldade de contato / demora no atendimento"
          },
          {
             "codigo":2,
             "descricao":"Má qualidade no atendimento (descortesia / despreparo/ constrangimento)"
          },
          {
             "codigo":3,
             "descricao":"Cobrança de valor para a devolução do produto"
          },
          {
             "codigo":4,
             "descricao":"Cobrança em duplicidade / Cobrança referente a pagamento já efetuado"
          },
          {
             "codigo":5,
             "descricao":"Recusa em cancelar compra/serviço no prazo de arrependimento (compra fora do estabelecimento)"
          },
          {
             "codigo":6,
             "descricao":"Não envio / atraso do boleto ou fatura / dificuldade com o pagamento"
          }
       ]
    }